UMA VÍRGULA NO FINDOMUNDO (Editora Libertinagem, 2022) tem como cenário a cidade como ente, eleita para um inventário dos desassossegos que o modo urbano de viver é capaz de suscitar. Dilacerado pela rotina, um eu retomado ou em requisição de mais lirismo para si e para o mundo, inscrito ainda na ordem capitalista das coisas, desenrola sua escritura, que anuncia os resíduos pós-apocalípticos de um mundo acabado em si mesmo. Os poemas carregam um cantar torto, dolorido, não obstante brincador.
O Findomundo, como instância criticada no livro, deve ser pontuado como pela figura intrigante da vírgula que desassossega a ordem desse espaço, morre-renasce pleno de potencialidades de novas vivências (Mufundo, Praça Bela, aldeias, poesia etc.): um outro mundo num horizonte pluriversado, plantado desde um falso-derradeiro final.
No dia 19/11, a partir das 15h, no restaurante baiano Dois de Fevereiro, no histórico Largo da Prainha, na zona portuária do Rio de Janeiro, acontece o lançamento presencial de UMA VÍRGULA NO FINDOMUNDO, oitavo livro solo de Zeh Gustavo, com textos de orelha a cargo do professor, compositor e filósofo Rafael Haddock-Lobo e do ator e dramaturgo Ricardo Gelli – o que por si só dá uma pista importante do que trata esse novo compêndio poético. O lançamento terá ainda curta apresentação musical (1 set) do autor, que também é cantor, representando canções próprias e de compositores como Sérgio Ricardo e Victor Jara.
SERVIÇO
LANÇAMENTO LIVRO “UMA VÍRGULA NO FINDOMUNDO” DE ZEH GUSTAVO.
Data: 19/11/2022
Local: Restaurante Dois de Fevereiro
Endereço: Rua Sacadura Cabral, 79 (largo do são Francisco da prainha)
Saúde – Rio de Janeiro – RJ
Horário: 15 horas
Andre Borges, historiador e pesquisador sobre o Rio de Janeiro. Eu sempre gostei da história do Rio de Janeiro, queria contribuir para a cidade, mas não sabia como, queria uma maneira lúdica de contar a história desta cidade e informar, aí veio a ideia do Blog Giro 0800.