Encontro dos Sambistas e Convidados. Foi em 1916 que, reunidos na casa da Tia Ciata, a mais conhecida e importante das tias baianas, Ernesto dos Santos e diversos músicos compuseram conjuntamente Pelo Telefone em uma roda de samba. Donga, como era conhecido, a registrou então como um samba na Biblioteca Nacional. E após ser gravada, já em 1917, a palavra samba também apareceu pela primeira vez no selo de um disco de vinil de 78 rpm.
Eram tempos de artistas como Donga, Pixinguinha, João da Baiana, Sinhô e muitos outros. Se misturavam com eles intelectuais como Mario de Andrade, Manoel Bandeira, Vila Lobos e Santos Dumont. Era a época em que uma cultura genuinamente nacional era forjada. E, apesar de Pelo Telefone ser considerado um maxixe, uma dança com influências europeias apelidada de “tango brasileiro”, mas que acabou influenciando e se misturando com os batuques feitos pelos negros, a música é vista como o ano zero do samba no Brasil.
Fonte: Jornal El País
Convidados especiais Jorge André, Makley Matos e Marcelinho Moreira
SERVIÇO
ENCONTRO DOS SAMBISTAS E CONVIDADOS
Data: 15/10/2022
Local: Praça dos Estivadores
Endereço: Rua Camerino, 15
Centro – Rio de Janeiro – RJ
Horário: 14 horas
Andre Borges, historiador e pesquisador sobre o Rio de Janeiro. Eu sempre gostei da história do Rio de Janeiro, queria contribuir para a cidade, mas não sabia como, queria uma maneira lúdica de contar a história desta cidade e informar, aí veio a ideia do Blog Giro 0800.