Conversamos com a escritora Carol Couto sobre o seu livro “O Samba serpenteia com o Escravos da Mauá”.
✔Compre o livro da Carol Couto neste link https://amzn.to/2YbFlxR
Caroline Peres Couto é doutoranda em ciências sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em antropologia pela Universidade de Montreal (UdeM), Canadá. Se interessa por temas que envolvem cultura e política, consumo, performance e emoções.
Caroline Couto investiga como o bloco carnavalesco Escravos da Mauá tornou-se um fenômeno que chegou a atrair 20 mil pessoas em seus desfiles e mais de 2 mil nas rodas de samba às sextas-feiras no Largo de São Francisco da Prainha.
A autora analisa a relação do bloco e de seus integrantes com a região Portuária do Rio de Janeiro, antes conhecida por sua degradação e história.
Seguindo as pistas das pedras pisadas do cais, o Escravos foi crescendo ao invocar o passado da região, reinventando a tradição e reafirmando uma ideia de cidade que passa pelo encontro e afeto.
Caroline segue a mesma trilha para, através da história do Escravos, entender o próprio contexto urbano que lhes serve de pano de fundo e força motriz.
✔Assista o vídeo aqui https://youtu.be/7DjRYb1fQ2U
================
Redes Sociais Carol Couto
✔ Instagram Carol Couto https://bit.ly/3g242mF
✔ Facebook Carol Couto https://bit.ly/2PXU7E5
====================
Redes Sociais Giro 0800
✔Instagram Giro 0800 http://bit.ly/2mmURa3
✔Twitter Giro 0800 http://bit.ly/2kx7aQI
✔Facebook Giro 0800 https://bit.ly/2N3CL78
✔Canal do Youtube do Giro 0800 https://bit.ly/37rQwpt
✔Ouça o nosso podcast https://spoti.fi/30N8kKc
Seja um apoiador do Giro 0800 http://bit.ly/2qZr1ru
=============
Sejam bem-vindos ao canal Giro 0800
Com vídeos semanais, o canal é apresentado pelo historiador Andre Borges e tem como objetivo divulgar eventos grátis de qualidade e conversar com personalidades da cultura sobre o ofício que é viver de arte no Brasil.
Conheça o nosso blog https://giro0800.com.br
=============
NÃO CLIQUE AQUI https://bit.ly/37rQwpt
Andre Borges, historiador e pesquisador sobre o Rio de Janeiro. Eu sempre gostei da história do Rio de Janeiro, queria contribuir para a cidade, mas não sabia como, queria uma maneira lúdica de contar a história desta cidade e informar, aí veio a ideia do Blog Giro 0800.