O Arraiá da educação é uma iniciativa do bloco O.A.B.C Educa que Liberta. Bloco fundado em 2017 por Aislan Loyola, Cláudia Élida Gallo, Bruno Müller e Orlando Rey. Fundado como O.A.B.C. Mercado Harmonia, renomeado para Bloco da Harmonia e, finalmente, em 2019, rebatizado como O.A.B.C. Educa Que Liberta ou Cordão do Paulo Freire e Ôh! Darcy.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Os primeiros educadores brasileiros podem ser considerados os padres jesuítas, que chegaram ao país em 1549. Eles tinham a missão de catequizar os povos nativos e propagar a fé cristã no novo território do reinado português. Na época, a educação era restrita às crianças do sexo masculino. Por quase dois séculos, os padres jesuítas ensinavam aos locais como contar, ler e escrever, sendo responsáveis pelos primeiros colégios do país. No total, foram geridos pela Companhia de Jesus
Existia, contudo, uma evidente segregação no ensino, pois as aulas para os índios eram ministradas em escolas transitórias, frutos do trabalho dos próprios índios. Já os filhos de colonos e proprietários de terras lecionavam em colégios tradicionais, que contavam com uma estrutura adequada devido ao investimento robusto que entrava nessas instituições de ensino.
SERVIÇO
ARRAIÁ DA EDUCAÇÃO
Data: 24/06/2022
Local: Rua Pedro Lessa, S/N (Pertinho do metrô da Cinelândia
Centro – Rio de Janeiro – RJ
Horário: 17 horas
Andre Borges, historiador e pesquisador sobre o Rio de Janeiro. Eu sempre gostei da história do Rio de Janeiro, queria contribuir para a cidade, mas não sabia como, queria uma maneira lúdica de contar a história desta cidade e informar, aí veio a ideia do Blog Giro 0800.